A Ilha da Culatra
O nosso bairro, a nossa casa
A Ilha da Culatra situa-se no Concelho de Faro, Algarve, Portugal, na orla oceânica da Ria Formosa. Ela faz parte do conjunto de ilhas barreira que, como o nome indica, formam uma barreira entre o mar e a Ria Formosa, e cujos contornos estão constantemente a ser redesenhados por elementos como o vento e as marés. O ecossistema das Ilhas Barreira é composto por 5 ilhas (Culatra, Armona, Tavira, Cabanas e Barreta ou Deserta) e 2 penínsulas (Ancão e Cacela), recriando um espaço único e uma riqueza natural incomparável. Por isso mesmo está inserida no Parque Natural da Ria Formosa, sendo também Zona de Proteção Especial e Zona Húmida de Interesse Internacional. A Ilha da Culatra está situada a sudoeste da ilha da Armona e a nordeste da ilha da Barreta, e embora pertença administrativamente ao município de Faro, ela está mesmo em frente a Olhão, sendo também esta a localidade mais próxima e acessível.
Uma história...
...a preservar, com um olhar no futuro!
Habitada há quase 200 anos por comunidades de pescadores, a ilha é composta por três núcleos populacionais: Culatra, Hangares e Farol, contando no conjunto com cerca 900 habitantes permanentes, aos quais a associação procura dar resposta, mas focando particularmente a sua atenção nos residentes do Núcleo Piscatório da Culatra.
Como ilha que é, está sujeita a inúmeros fatores de fragilidade, nomeadamente aqueles que derivam das alterações climáticas, de alterações meteorológicas típicas das ilhas e orlas costeiras, da dependência de fatores e recursos externos, da sobre-exploração dos recursos naturais, ou do risco de esgotamento da sua capacidade de carga por via das atividades humanas, como, por exemplo, o turismo.
Apesar de próxima da área continental, ela está ainda assim comprometida pelos efeitos da insularidade, aportando acrescida dificuldade a residentes e organizações no que respeita ao acesso a bens e serviços.
É neste contexto que orgulhosamente trabalhamos todos os dias, para preservar a integridade deste espaço, e dele fazer um local ótimo para os seus residentes.